SINTRAS avança nas discussões sobre efetivação financeira das progressões para aposentados com Igeprev e Secad
Palmas-TO - Quinta-Feira, 21 de Marco de 2019
Autor: Alysson-neya chaves - Publicado: 06/12/2018

Há onze dias o SINTRAS-TO registrou as demandas dos filiados aposentados no Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins – IGEPREV, e hoje voltou, a reunir com o presidente do instituto, Sharlles Fernando Bezerra Lima, juntamente com o secretário de Estado de Administração, Edson Cabral, para avançar nas discussões e como resolver as progressões pendentes dos servidores aposentados.

O presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, reforçou o pedido do sindicato aos gestores para agilizar o processo de concessão das progressões dos inativos, evitando assim passivos futuros para o Estado.

Outro ponto destacado pelo presidente Manoel é estabelecer regras para os futuros aposentados que venham a ter progressões pendentes ao chegar no tempo de aposentar, garantindo o direito ao servidor e efetivação financeira das suas progressões, e consequentemente evitando ônus para o Estado.

“O servidor não tem motivo para esperar a vontade política, porque já é um direito adquirido do servidor amparado na lei 2.670, de 19 de dezembro de 2012, a obrigação do Estado é só pagar”, afirma o sindicalista.

Conforme a Superintendente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SECAD, Sandra Cristina Gondim, já está sendo levantado nomes dos servidores aposentados que possuem progressões que ainda não foram concedidas financeiramente.

O secretário Edson Cabral informou que assim que este levantamento for concluído irá agendar a reunião novamente com o Igeprev e o Sintras para estabelecerem como será feito o processo financeiro das concessões.

Segundo o gestor é uma proposta positiva, mas para conceder essas progressões é necessário fazer uma análise do impacto financeiro no Igeprev, assim só após a conclusão do levantamento que viabilizará estudar a questão.

Estiveram também na reunião o diretor de Assuntos Previdenciários do IGEPREV, Hidelbrando Brás da Silva Reis, e os diretores do SINTRAS, Domingos Rodrigues da Silva e Emmanuel da Silva Bronze.