Sintras emite nota de pesar pela morte da líder das quebradeiras de coco no TO
Sintras emite nota de pesar pela morte da líder das quebradeiras de coco no TO
Autor: Alysson-neya chaves - Publicado: 08/11/2018

Crédito de Eliseu Oliveira – Secom

Com grande tristeza o SINTRAS soube da morte de Raimunda Gomes da Silva, que faleceu nesta quarta-feira, 07, em sua residência, na cidade de São Miguel do Tocantins, localizada na região norte do Estado.

Dona Raimunda, a quebradeira de coco, como era conhecida, foi uma grande líder representante da classe feminina no Tocantins.

Dentro do seu currículo de representatividade foi destaque na Fundação do Movimento Interestadual das quebradeiras de coco babaçu (MIQCB), criado em 1991, com atuação nos estados do Tocantins, Pará, Piauí e Maranhão. Participou também da fundação da Associação das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Bico do Papagaio (ASMUBIP), entre outras atuações.

Sua trajetória de luta pela classe trabalhadora feminina foi honrada com o título de Doutora Honorís Causa da Universidade Federal do Tocantins, dentre outras premiações que levaram sua identidade de mulher guerreira ao reconhecimento a nível nacional e internacional.

O SINTRAS-TO como um sindicato que defende o trabalhador, visualiza em Dona Raimunda uma mulher que fez a diferença lutando pelos direitos da classe feminina, conquistando espaço e consolidando direitos que valorizaram a mulher. Um legado importante e um ícone feminino de uma trabalhadora ousada, persistente e cheia de sonhos.

A diretoria do SINTRAS roga a Deus que a receba com todo o seu amor e console amigos, parentes e filhos que ficaram com a dor da saudade. E a todos nós que perdemos uma grande guerreira.

Diretoria do SINTRAS-TO