SINTRAS reúne com Igeprev em busca de celeridade nos processos de aposentadoria e concessão de progressões para estes servidores
Palmas-TO - Quarta-Feira, 19 de Dezembro de 2018
Autor: Alysson-neya chaves - Publicado: 26/11/2018

Buscando celeridade nos processos de aposentadoria, o SINTRAS registrou as reclamações dos seus filiados no Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins – IGEPREV, na manhã desta segunda-feira, 26.

Entre os assuntos pautados, o presidente Manoel Pereira de Miranda, informou ao diretor de Assuntos Previdenciários do IGEPREV, Hidelbrando Brás da Silva Reis, da reunião que teve com o secretário de Estado da Administração, Edson Cabral, na última sexta-feira, que tratou das progressões atrasadas dos aposentados.

Miranda certificou ainda sobre uma solicitação do SINTRAS ao instituto, que antes de sair a publicação do Ato, fosse informado ao servidor do valor dos proventos a fixar na sua aposentadoria, com o objetivo de deixar o servidor ciente do valor do seu futuro rendimento e se realmente quer dar continuidade com o processo cessando sua vida laboral.

Conforme Hidelbrando, a reivindicação do sindicato já está sendo atendida. “Após a solicitação do SINTRAS começamos a fazer uma certidão que dar ciência ao servidor do valor dos seus proventos a fixar na sua aposentadoria antes da publicação do ato”, afirma ele mostrando modelo do documento ao presidente Manoel e ao diretor de Assuntos previdenciários do sindicato, Emannuel da Silva Bronze.

Ele destacou ainda que a sugestão do sindicato foi muito pertinente, pois havia muitas reclamações de servidores após receber seu primeiro pagamento como aposentado. E agora sabendo do valor o servidor ainda tem a oportunidade de tirar suas dúvidas e decidir se realmente quer continuar com o processo.

“O que queremos é que o servidor esteja ciente do valor do seu rendimento de aposentado e tenha certeza que quer aposentar com o valor calculado, pois, de acordo com as regras de aposentadoria do Igeprev ocorre uma redução no último salário percebido na vida ativa do trabalhador”, relata o presidente Manoel.

Miranda informa ainda que os filiados do sindicato que necessitar de esclarecimentos quanto aos processos de aposentadoria, procurar a entidade para acompanharmos e dar celeridade na aposentadoria e evitar prejuízos, o que muitas vezes ocorre por falta de informação.

Um dado importante levantado durante a reunião é que os servidores que requerem aposentaria especial, após publicado o ato finalizando o processo, não pode mais voltar a sua vida laboral. O presidente orienta a gozar da sua aposentadoria somente, pois caso volte a ativa pode ter problema futuros.

Conforme o presidente Manoel, o sindicato solicitará uma reunião com o secretário de administração, Edson Cabral de Oliveira, e o presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima, para discutir mais o assunto e resolver o problema das progressões atrasadas dos servidores aposentados.

Ele frisa que o atraso do pagamento dessas progressões gera um passivo futuro, ou seja, mais dívida para o Estado, e o servidor sempre com pendências financeiras.

Confira modelo da certidão aqui