SINTRAS - TO

Com indicação unânime pelo Coren-TO, Manoel Miranda recebe prêmio Ana Nery 2023 pela sua atuação na saúde do Tocantins

A homenagem aconteceu durante o 25° CBCENF, que acontece em João Pessoa (PB). E se deve aos relevantes serviços na área da saúde no Estado do Tocantins e atuação como líder sindical na defesa dos direitos dos servidores.
25/10/2023 22/02/2024 10:34 549 visualizações

O presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, foi homenageado na noite desta terça-feira, 25, com o Prêmio Nacional da Enfermagem "Ana Nery 2023"durante o 25° Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que acontece em João Pessoa(PB). A honraria faz referência aos relevantes serviços na área da saúde ao longo de quase 30 anos no Estado do Tocantins e atuação como líder sindical na defesa dos direitos dos servidores da saúde.

Para Manoel Miranda, indicado por unanimidade pelo plenário do Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO), receber o prêmio é uma motivação para continuar trabalhando com mais dedicação em prol da saúde e dos trabalhadores de todo o Estado.

“É uma das maiores honrarias e uma grande satisfação pelo trabalho realizado em prol dos profissionais da enfermagem. Agradeço ao Coren-TO por essa indicação, por ter sido aprovado no Conselho de enfermagem. E esta homenagem me motiva a continuar lutando incansavelmente pela garantia dos direitos dos trabalhadores em saúde do nosso Estado, de forma especial os filiados do Sintras-TO e por uma saúde mais eficaz e compromissada com a população do Tocantins”, enfatiza o presidente do Sintras acrescentando que o prêmio tem participação de todos os profissionais da enfermagem que contribuíram para esta homenagem.

 

Trajetória

Manoel Miranda é enfermeiro efetivo no Estado do Tocantins e está à frente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Tocantins (Sintras-TO), no qual exerce o cargo de presidente desde 2002.

Durante sua atuação como líder sindical é defensor diário dos direitos dos trabalhadores em saúde e é um dos idealizadores e articuladores responsáveis pela aprovação do 1º Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da saúde no Estado, ainda em 2005.

A atuação do líder sindical é reconhecida nacionalmente, como membro da Diretoria da Confederação Nacional de Trabalhadores da Saúde (CNTS) e como membro titular da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (SUS).

Manoel Miranda tem pós-graduação em Gestão Pública e Meio Ambiente (Universidade Cândido Mendes/RJ) e Enfermagem em UTI (Faveni). O enfermeiro e presidente do Sintras também é membro do Conselho Estadual de Saúde do Tocantins e do Conselho Municipal de Saúde de Palmas.

 

Congresso

O Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) é o maior evento científico anual da área de Enfermagem na América Latina. Em 2023, o 25º CBCENF será realizado de 23 a 26 de outubro, no Centro de Eventos da Paraíba, em João Pessoa, mas manterá o formato híbrido, inovação iniciada em 2021, em razão da pandemia. Terá como tema “Perspectivas da Enfermagem contemporânea: ciência, política e ética”.

O CBCENF acontece com uma intensa programação, com mesas redondas, palestras, lançamentos de livros, apresentação de trabalhos e experiências exitosas. O Congresso receberá, ainda, encontros de gestão dos Conselhos de Enfermagem e eventos simultâneos.

Serão premiados trabalho em três eixos temáticos: Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem; Dimensão ético política nas práticas profissionais e Formação, Educação e Gestão em Enfermagem.

É uma oportunidade de adquirir conhecimento científico, além de ser um excelente momento para debates e reflexões sobre as demandas da Enfermagem.