SINTRAS - TO

Colinas: Prefeito Josemar Abre negociação com o Sintras e o comando de greve do ACS e ACE

14/09/2023 15/09/2023 10:18 452 visualizações

Após 24 dias de greve, o prefeito de Colinas do Tocantins, Josemar Carlos Casarin, atendeu a diretoria do Sintras e o comando de greve dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias. Durante reunião nesta quinta-feira, 14, o gestor apresentou proposta fixando os dois salários mínimos no início da tabela financeira. Esta alteração é uma das reivindicações da categoria.

O prefeito Casarim afirmou que o projeto de lei será encaminhado para a apreciação e aprovação dos vereadores na próxima segunda-feira, 18. Para no pagamento do mês de outubro, a prefeitura realizar o depósito na conta dos servidores dos novos valores.

Para o presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, a gestão entendeu que a reivindicação da categoria é legal. “Foi importante o movimento de greve, e os servidores conquistaram a atualização da tabela. Mas vamos continuar cobrando da gestão o pagamento das progressões também conforme o piso da categoria”, aponta Miranda.

Rumos da greve

Quanto ao movimento grevista, os agentes de saúde e de endemias farão uma assembleia logo após a sessão na câmara de vereadores, na qual o Projeto de Lei será apresentado para votação e aprovação, para deliberar o fim da greve e retornar  com os serviços normalmente. Mas, mantendo a condição de estado de greve. 

Segundo o diretor do Sintras e Agente de Combate a Endemias, Mikel de Sousa Silva, o estado segue até o recebimento da primeira parcela com os novos valores. “Vamos finalizar a greve, voltando a trabalhar normalmente, mas manteremos o estado de greve até cair na conta o primeiro pagamento atualizado”, explica Silva.

Ele ainda informa que uma assembleia geral será realizada após o pagamento dos novos valores para finalizar o estado de greve.  

Junto com o presidente Manoel participaram das discussões o vice-presidente do Sintras, Raimundo de Sousa Morais, e da regional do sindicato em Colinas a Diretora de Relações do Trabalho e Emprego, Charlene Ribeiro Gomes e o Diretor Tesoureiro, Mikel de Sousa Silva. 

Da gestão municipal também participaram das discussões o secretário de saúde do município, Jair Pereira Lima; secretária adjunta da saúde, Amanda Fernandes Torquato; e o advogados Fábio Alves e Wylly Rego.

Piso salarial

De acordo com a Emenda Constitucional nº 120, o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de endemias é fixado exatamente a dois salários mínimos.

Esse valor deve ser aplicado no início da tabela e dessa forma automaticamente cada servidor ter seu vencimento base calculado correspondente ao nível e letra a exemplo dos municípios como Guaraí, Miracema, Porto Nacional, Araguanã, entre outros.

Também participaram das discussões durante a assembleia o vice presidente, Raimundo Morais, o delegado regional, Vicente Queiroz da Costa Neto e seu diretor tesoureiro, Mikel de Sousa Silva.