SINTRAS - TO

Sintras informa do prazo para realização da Prova de Vida 2024 e alerta sobre a incompatibilidade de dispositivos móveis com o Meu RPPS

Prova de vida deve ser realizada até dezembro de 2024
01/11/2024 07/11/2024 07:00 134 visualizações

Com o objetivo de evitar que os filiados servidores aposentados e pensionistas sofram suspensão de pagamentos, o Sintras-TO informa que o Governo do Estado, por meio do Igeprev, já liberou o prazo para realização da Prova de Vida 2024. O processo é obrigatório e deve ser feito até 31 de dezembro deste ano.

A prova de vida é uma atualização cadastral e é feita exclusivamente pelo aplicativo Meu RPPS que pode ser baixado na loja virtual de qualquer dispositivo móvel, seja ele Android ou IOS.

O Sintras alerta os servidores filiados que alguns modelos de celulares ou outro dispositivo móvel Android com versões anteriores a 2020, podem apresentar incompatibilidade tecnológica com o sistema, devido às atualizações contínuas e necessárias no Aplicativo Meu RPPS, conforme informa o instituto previdenciário.

A direção da entidade orienta que o filiado que estiver com dificuldade para realizar a prova de vida, procurar o sindicato para auxiliá-lo.

Prova de Vida

De acordo com o Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev-TO), a Prova de Vida tem a finalidade de dar continuidade ao recebimento dos proventos, além de evitar fraudes e pagamentos indevidos.

Servidores públicos inativos e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Tocantins (RPPS), envolvendo os poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, e também Ministério Público (MPTO), Tribunal de Contas (TCE/TO), Defensoria Pública (DPE/TO), bem como os Militares Reformados ou da Reserva Remunerada, e pensionistas, vinculados ao Sistema de Proteção Social (SPSM), devem realizar a Prova de Vida.

Segundo o Igeprev, com a realização da Prova de Vida pelo dispositivo móvel, é feita a análise e checagem de documentos e reconhecimento facial dos beneficiários. Com cinco dias úteis, os servidores podem consultar a validação do procedimento que estará disponível para consulta dentro do próprio App Meu RPPS.

 Beneficiários com impossibilidade médica

Os beneficiários com impossibilidade médica, serão exigidos os seguintes documentos: Declaração específica em papel timbrado da rede pública ou privada, com identificação do médico através de carimbo com o número do CRM, atestando a impossibilidade de realização pessoal da Prova de Vida; Documento de identificação do beneficiário; E o documento de identificação do declarante. O representante do beneficiário, deverá protocolar, na sede do Igeprev-TO, ou em uma das Unidades do Pronto em Araguaína e Gurupi, ou ainda através do WhatsApp (63) 99225-9117.

Beneficiários que cumprem reclusão penal

Para os beneficiários que cumprem reclusão penal, é necessária a apresentação de: Atestado de permanência carcerária ou declaração de cárcere, a ser validado pelo diretor da unidade penal, onde o custodiado encontra-se recolhido, identificando local e data; Documento de identificação do beneficiário; e o documento de identificação do declarante.

O representante do beneficiário, deverá protocolar, na sede do Igeprev-TO, ou em uma das Unidades do Pronto em Araguaína e Gurupi, ou ainda através do WhatsApp (63) 99225-9117, os documentos dispostos nos incisos I e II, do §1° do art. 8°, referendados na Portaria N° 1.759, de 07 de outubro de 2024, acompanhados de cópia do documento de identificação com foto, do beneficiário e do representante.

Beneficiários que moram no exterior

Já para os beneficiários que moram no exterior, é importante que fiquem atentos aos prazos, para a realização do procedimento da Prova de Vida. Apenas para esses beneficiários que moram fora do país, é necessário entrar em contato com o Igeprev, em dias úteis, pelo número (63) 99225-9117, das 8 às 13 horas, horário de Brasília.

Como usar o Meu RPPS

Depois de baixar o App, o segurado ou beneficiário deve selecionar o Estado do Tocantins, em seguida, a cidade de Palmas. Logo após, selecionar o Igeprev-TO, independente da localização atual do beneficiário.

Após entrar no aplicativo, basta clicar na opção: Prova de Vida, entrar no campo Tipo de Documento e anexar foto frente e verso do documento de identificação do beneficiário. Após concluir essa etapa, basta apertar no botão Avançar.

Concluída essa etapa de documentos, o beneficiário passa para biometria facial, onde será solicitado dentro do próprio aplicativo, o acesso à câmera para que possa ser capturada uma foto do rosto do beneficiário sem acessórios. É importante que o local tenha boa luminosidade.

Por último, deverá ser preenchido o campo telefone, onde o beneficiário deverá preencher corretamente com o número do seu telefone. Em seguida, é só esperar a mensagem de confirmação da realização da Prova de Vida. Caso não seja validada, o beneficiário poderá consultar o que ficou pendente e refazer todo o processo no Aplicativo Meu RPPS.

Lista dos 15 dispositivos móveis incompatíveis com o Aplicativo Meu RPPS:

Samsung Galaxy A7 (2018) (Android 9.0); Samsung Galaxy J6 (Android 9.0); Samsung Galaxy J5 Prime (Android 8.1); Samsung Galaxy A8 Star (Android 9.0); Motorola Moto G5S Plus (Android 9.0); Motorola Moto G5S (Android 8.1); Motorola Moto E5 Play (Android 8.1); Motorola Moto Z3 Play (Android 9.0); LG K10 (2018) (Android 8.1); LG G6 (Android 9.0); Xiaomi Mi A2 (Android 9.0); Xiaomi Redmi Note 5 (Android 9.0); Asus ZenFone 4 Max (Android 8.1); Asus ZenFone 4 (Android 9.0); Huawei Y7 Pro (2018) (Android 8.1); Entre outros modelos Android com versões anteriores a 2020, não listados.

 Em caso de dúvidas basta entrar em contato no Atendimento Remoto: WhatsApp (63) 99225-9117 ou 0800 647-0747.

 

Com informações do Igeprev

Implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) avança em Figueirópolis

Comissão para discussão e implantação do plano é formada durante reunião


MS publica Portaria sobre repasse da AFC para Enfermagem e silencia sobre o 13º

Categoria está apreensiva devido o silêncio do Governo referente ao 13º de 2024


Sintras chama atenção dos filiados para o Novembro Azul

Orientação é reforçada por lei estadual que garante folga para exame de câncer de próstata