Presente dia do trabalhador: Governo do Tocantins não inclui na data base dos servidores perdas inflacionárias dos últimos cinco anos

Governo concede data base sem calcular as perdas inflacionárias dos último cinco anos.
01/05/2024 01/05/2024 11:15 155 visualizações

O Sintras-TO acentua que ficam para trás mais uma vez e como presente para o dia do trabalhador, as perdas inflacionárias dos últimos cinco anos que o governador Wanderlei Barbosa não incluiu na data base referente ao interstício de janeiro a dezembro de 2023. O gestor majoritário do executivo estadual concedeu apenas um índice de 3,71%, menor do que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que calculou 4,6211% para o período.

A decisão do poder executivo confrontou com a solicitação dos sindicatos que haviam solicitado ao governador Wanderlei Barbosa uma reunião para tratar da pauta já expondo o anseio dos servidores do reajuste com um  índice de 4,6211% (interstício de janeiro a dezembro de 2023) e mais um ganho real de 3% referente aos últimos cinco anos de perdas inflacionárias. O pedido foi encaminhado no ofício conjunto nº 01/2024, assinado por onze entidades sindicais, foi protocolado no dia 04 de abril deste ano.

Para o presidente do Sintras-TO, Manoel Pereira de Miranda, a falta de diálogo do governador Wanderlei Barbosa com os representantes dos servidores gera mais perdas e desvalorização do funcionalismo público. “Solicitamos abertura de diálogo para juntos deliberarmos a melhor forma de atender os anseios dos servidores, mas o governo não deu importância para observar que tirar o poder financeiro de um pai e mães de família impacta diretamente na alimentação familiar, nos cuidados com a saúde, na garantia de um ensino de qualidade, na qualificação profissional sua e dos seus dependentes”, pontuou Miranda.

O anúncio do governo foi publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 30, na edição nº 6561através da Medida Provisória nº 11.

Confira publicação no DOE sobre a Data Base