SINTRAS - TO

Sintras-TO solicita prorrogação de prazo para emissão da declaração de bens e valores, prazo termina nesta terça,2

01/07/2024 01/07/2024 08:44 258 visualizações

Sintras-TO solicita a prorrogação do prazo para os agentes públicos do Tocantins emitir a declaração de bens e valores por meio do documento de nº 142/24 protocolado nesta segunda-feira, 01. A obrigatoriedade orientada pelo Governo Estadual segue a Instrução Normativa Conjunta Secad/CGE/ATI nº 08/2024. E ainda em conformidade com o Decreto nº 6.549 de 13 de dezembro de 2022, em consonância por leis federais e estaduais.

 

O presidente do Sintras, Manoel Pereira de Miranda, explica o porquê da necessidade da prorrogação.  “A solicitação é devido alguns servidores procurar o sindicato para esclarecimentos e que estão com dificuldades de apresentar a declaração dentro do período estabelecido, então estamos solicitando a prorrogação do prazo”, argumentou.  

Declaração 

Conforme a Secretaria da Administração (Secad), a declaração tem o objetivo principal assegurar a transparência na função pública, prevenindo e coibindo possíveis atos de corrupção é obrigatória para os agentes públicos efetivos, comissionados ou contratados.

A declaração é feita no portal de Serviços do Tocantins, o PRONTO e/ou através da cópia integral da última Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF) apresentada à Receita Federal.

Exceções e Inclusões

Estão isentos da apresentação da declaração os agentes públicos aposentados, militares da reserva ou reformados, pensionistas, estagiários, bolsistas e empregados contratados por empresas terceirizadas. No entanto, mesmo aqueles que não possuem bens ou que estão dispensados de apresentar a DIRPF devem cumprir com a obrigação de entregar a declaração.

Quando fazer a entrega da declaração?

Na data de posse ou admissão; Na data de término do vínculo; Anualmente, até 30 dias após a data limite para a entrega da DIRPF; Até 10 dias após o envio da declaração retificadora à Receita Federal; e 10 dias após o retorno ao serviço, no caso de afastamento ou licença.

Sigilo e Penalidades

As informações prestadas devem ser mantidas sob sigilo, e a quebra desse sigilo pode acarretar responsabilização nas esferas penal, civil e administrativa. A CGE notificará os agentes que não apresentarem ou se recusarem a apresentar a declaração, aplicando as penalidades previstas na legislação.

Atendimento no feriado pronlogado

Sintras comunica o funcionamento durante feriado prolongado


Sintras promove Festa do Trabalhador em quatro regionais do Tocantins

Ingressos já podem ser retirados acessando o banner localizado no topo do site da entidade


Sintras informa que trabalhadores em saúde já podem se inscrever na 1ª CNLTTS

Evento acontece no dia 16 de abril, das 09h às 16h, em formato híbrido