SINTRAS - TO

Presidente do Sintras participa de reunião do GT de Monitoramento e Avaliação da MNNP-SUS em Brasília

Grupos debateram pautas estratégicas para fortalecer o SUS, como as relações de trabalho e promoção a valorização dos profissionais da saúde
06/11/2025 06/11/2025 14:17 17 visualizações

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (Sintras), Manoel Miranda, participou nesta semana, em Brasília, da reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Monitoramento e Avaliação da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS), também representando o Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS). O encontro reuniu representantes sindicais, gestores e entidades nacionais para acompanhar o andamento das políticas discutidas no âmbito da mesa, especialmente as relacionadas à valorização do trabalho em saúde.

Durante a reunião, foram apresentados avanços e desafios dos GTs temáticos da MNNP-SUS, que tratam de temas fundamentais como desprecarização do trabalho, saúde do trabalhador, saúde indígena, democratização das relações de trabalho, emergências climáticas, responsabilidade sanitária, saúde mental, comunicação e combate a assédios e violências.

O grupo também discutiu estratégias de monitoramento das resoluções e protocolos já aprovados, entre eles o que trata da carreira no SUS, da política de promoção da saúde do trabalhador e das diretrizes para a saúde indígena. A proposta é garantir que as ações acordadas na mesa nacional tenham efetividade nos estados e municípios, fortalecendo o Sistema Nacional de Negociação Permanente do SUS (SiNNP-SUS).

Para o presidente Manoel Miranda, que integra a MNNP-SUS como membro titular, o espaço representa uma oportunidade concreta de avançar em pautas estruturantes. “É um momento de construção coletiva, de unir forças para garantir condições dignas de trabalho e fortalecer o SUS. A mesa é um instrumento de diálogo democrático e técnico, que precisa ter continuidade e apoio político para gerar transformações reais”, destacou.

O encontro também reforçou a importância de articular as mesas estaduais e municipais de negociação, promovendo educação permanente e maior integração entre as instâncias do SUS. Essa articulação busca consolidar uma política nacional de valorização dos trabalhadores, capaz de combater a precarização e garantir estabilidade, segurança e reconhecimento profissional.

Mais Fotos

Presidente do Sintras manifesta preocupação com anúncio de “crise na Saúde” e alerta: terceirização e cortes não são solução

Sindicato defende concurso público, manutenção dos direitos dos servidores e reforça posicionamento contra a precari...


Entenda o que é a Carreira Única Interfederativa do SUS e por que ela é uma proposta possível e necessária

Iniciativa defendida em Brasília pelo presidente do Sintras, Manoel Miranda, pode garantir valorização profissional ...


Sintras se reúne com a Casa Civil para tratar de pautas da categoria de forma administrativa

Encontro abordou demandas prioritárias como pagamento dos 25% aos concursados a partir de 2010, concurso público da ...


Presidente do Sintras participa da Plenária Nacional em Defesa da Carreira Única do SUS em Brasília

Evento reuniu lideranças sindicais e representantes do governo para discutir proposta construída pela Mesa Nacional ...