SINTRAS - TO

Atuação do SINTRAS garante revogação de exigência ilegal para aceitação de atestados médicos no Tocantins

Decisão garante respeito à legislação e aos direitos dos trabalhadores da saúde no Tocantins
14/07/2025 17/07/2025 15:22 143 visualizações

Após o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do Tocantins (SINTRAS-TO) contestar à apresentação de ficha de atendimento médico no Hospital Regional de Gurupi (HRG), a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) determinou a revogação imediata de qualquer exigência que condicione a aceitação de atestados médicos. A medida foi comunicada a direção do sindicato na quinta-feira, 10.  

 

Segundo a entidade, a Diretoria do HRG havia emitido comunicado interno informando que os atestados médicos apresentados por servidores só seriam aceitos no Departamento de Recursos Humanos se estivessem acompanhados da ficha de atendimento emitida pelo estabelecimento de saúde. O SINTRAS-TO considerou a medida excessiva e questionou sua legalidade, ressaltando que não se pode impor exigências sem respaldo legal ou ato normativo de autoridade competente. Além disso, alertou para o sigilo médico, uma vez que a ficha de atendimento é de acesso restrito ao paciente e pode não estar disponível de forma imediata.

 

Em resposta, a SES-TO, enviou memorando com orientações a gestão hospital sobre os procedimentos corretos para a aceitação de atestados médicos nas unidades estaduais, reafirmando que tais exigências não podem ser feitas. A decisão foi comunicada a diretoria do sindicato.

 

O presidente do SINTRAS-TO, Manoel Pereira de Miranda, frisou  “Recebemos com satisfação a resposta da Secretaria de Estado da Saúde, que determinou a revogação imediata dessa exigência indevida. Essa decisão reforça o respeito à legislação, aos direitos dos trabalhadores e ao sigilo médico. Seguiremos atentos para que orientações como essa sejam cumpridas em todas as unidades, garantindo que os servidores não sejam constrangidos ou expostos de forma irregular em seus afastamentos por motivo de saúde”. 

 

 

Servidores da Saúde têm até 31 de dezembro para realizar a Avaliação Periódica de Desempenho

Procedimento é obrigatório para os profissionais efetivos da Secretaria de Estado da Saúde e deve ser feita pelo sis...


Presidente do Sintras participa de reunião do GT de Monitoramento e Avaliação da MNNP-SUS em Brasília

Grupos debateram pautas estratégicas para fortalecer o SUS, como as relações de trabalho e promoção a valorização do...


Presidente do Sintras manifesta preocupação com anúncio de “crise na Saúde” e alerta: terceirização e cortes não são solução

Sindicato defende concurso público, manutenção dos direitos dos servidores e reforça posicionamento contra a precari...


Entenda o que é a Carreira Única Interfederativa do SUS e por que ela é uma proposta possível e necessária

Iniciativa defendida em Brasília pelo presidente do Sintras, Manoel Miranda, pode garantir valorização profissional ...