O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do Tocantins (Sintras) protocolou nesta terça-feira (16) o Ofício nº 144/2025 junto ao governador em exercício, Laurez Moreira, reforçando a necessidade de avançar em pautas prioritárias da categoria, principalmente o pagamento do reajuste de 25% para os servidores da Saúde concursados em 2010. Além disso, solicitou o agendamento de uma reunião entre a diretoria do sindicato e o chefe do Executivo.
Entre outros pontos cobrados, estão a agilidade na publicação de atos de progressão horizontal e vertical, o pagamento de passivos já reconhecidos em lei, melhorias nas condições de trabalho com fornecimento adequado de EPIs e EPCs e manutenção do pagamento da data-base e dos pisos salariais das categorias da enfermagem e da radiologia.
O documento também reivindica a realização de concurso público para a saúde, a reativação da Mesa de Negociação do SUS, a manutenção integral do PCCR da Saúde, o pagamento das gratificações QUEM, GUTI e GNEO, além da garantia de alimentação de qualidade para servidores, pacientes e acompanhantes em todas as unidades hospitalares do Estado.
Para o presidente do Sintras, Manoel Miranda, o momento exige compromisso do Governo com a valorização da categoria. “Estamos tratando de direitos já conquistados e de condições mínimas para que os servidores possam exercer suas funções com dignidade. A saúde pública só se fortalece quando há respeito ao trabalhador. O Sintras continuará firme nessa luta, cobrando diálogo e soluções para que o SUS no Tocantins avance”, destacou.
O Sintras aguarda posicionamento oficial do Governo e reforça sua disposição em dialogar de forma responsável, sempre em defesa dos trabalhadores e do fortalecimento do Sistema Único de Saúde no Tocantins.